Bathory - Hammerheart (1989)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Bathory é uma banda de que não se tem tanto o que falar.
Bathory foi um projeto do falecido multi-instrumentista Tomas "Quorthon" Fosberg, que visava trazer uma mensagem satânica e extrema à música, tanto que influenciou grande parte das bandas da nova onda do Black Metal (tanto que é ao lado do Venom considerado o grande precursor do estilo).
Porém, a partir de 1988, com o lançamento de "Blood Fire Death", o Bathory deixaria a mensagem satânica* um pouco de lado e passaria a transmitir uma mensagem mais pagã, levada ao odinismo e à cultura nórdica, fazendo com que o Bathory fosse considerado a primeira banda de Viking Metal existente.
Esse lado odinista também é refletido em "Hammerheart" de 1989.
O álbum traz uma sonoridade incrível, melodias bem elaboradas, letras bem feitas e o vocal de Quorthon, apesar de não ser gutural como no início, traz uma atmosfera ainda mais 'diferente' à música da banda**.

*Apesar de ter deixado um pouco o satanismo de lado em "Blood Fire Death", algumas músicas possuem acrósticos. Em "The Golden Walls of Heaven", os acrósticos formam a palavra "SATAN" e em "Dies Irae" é formado "CHRIST THE BASTARD SON OF HEAVEN";

**Não se sabe ao certo se nessa época o Bathory ainda era uma banda.
O Bathory teve poucas (ou nenhuma) apresentações ao vivo em toda a sua carreira, o único registro em vídeo da banda é "One Rode to Asa Bay", do álbum "Hammerheart". Acredita-se também que os nomes dos instrumentistas que aparecem no álbum são nada menos do que pseudônimos para o próprio Quorthon, e que no vídeo "One Rode to Asa Bay", os instrumentistas são convidados exclusivamente para contracenarem no clipe.

Informações:

Álbum: Hammerheart
Gênero: Viking Metal
Número de faixas: 08
Ano: 1989
Download: Clique aqui

0 comentários:

Rock N' Roll Music Playlist